Maria Cândida

Maria Cândida é uma comunicadora brasileira com 30 anos de carreira. Jornalista, criadora de conteúdo para Mulher Madura, palestrante, escritora, apresentadora, considera-se atualmente ativista da maturidade.

Sobre mim

Nasci no dia 22 de junho de 1971, em São Paulo.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira na comunicação, me tornei jornalista, apresentadora, escritora e criadora de conteúdo. Atravessei gerações na televisão brasileira, sempre com o propósito de contar histórias com alma, empatia e profundidade.

Minha trajetória começou cedo.
Ainda adolescente, trabalhei como modelo, mas foi no jornalismo que encontrei minha verdadeira vocação. Me formei em Jornalismo e fui construindo minha base profissional em diferentes estágios até chegar aos grandes veículos de comunicação.

Minha primeira experiência na TV foi na TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, em Santos. Logo depois, vieram os programas nacionais: Globo Rural, Jornal Nacional, SPTV, Jornal Hoje… e a famosa fase como “moça do tempo”. Meu trabalho acabou ultrapassando fronteiras: fui colaboradora da CNN International, no programa World Report, e atuei como âncora na Bloomberg TV, em Nova Iorque.

Quando voltei ao Brasil, integrei o time do SBT Repórter e tive a chance de cobrir eventos internacionais como o Oscar, o Grammy e o Grammy Latino, além de entrevistar grandes nomes de Hollywood para o Domingo Legal. Mais tarde, fui repórter do Domingo Espetacular e apresentei o programa Guinness - O Mundo dos Recordes, trazendo curiosidades e histórias inusitadas de diferentes partes do mundo. Também fui apresentadora do Tudo a Ver, da TV Record, e em 2006 assumi o comando do Programa da Tarde.
Em 2009, vivi um dos meus projetos mais marcantes na TV: o programa 12 Mulheres, onde mergulhei nas histórias de mulheres fortes e inspiradoras.
No ano seguinte, enfrentei um dos períodos mais desafiadores da minha vida: a separação, dificuldades financeiras, o fim do meu contrato com a televisão e um mergulho profundo no processo de me reinventar.

No meio dessa crise, lancei meu primeiro livro, "Mulheres que Brilham" , e dei início a uma nova fase, completamente independente. Criei um canal no YouTube, comecei a fazer lives e passei a produzir meus conteúdos com um celular e um pau de selfie, direto para o Facebook e o YouTube. Foi assim que me conectei com um novo público, com leveza, coragem e muita verdade.

Em 2019, fui recontratada pela Rede Globo. De volta à emissora, participei do quadro "Sábado Curioso", no programa É de Casa, gravando sozinha com o meu celular. Logo depois, conquistei um espaço fixo com o quadro "Menopausa Sem Sustos", no programa Bem Estar, desmistificando a menopausa com informação e acolhimento. Essa experiência me inspirou a lançar meu segundo livro: "Lobas: Guia da Maturidade com Excelência".

Em 2024, decidi encerrar meu ciclo na Globo para me dedicar a novas causas e formatos de conteúdo. Passei a rodar o Brasil com palestras, com o apoio do SEBRAE, falando sobre empreendedorismo, reinvenção e longevidade feminina.

Foi nesse mesmo período que dei início ao meu projeto mais ousado: o documentário "Menopausa Sem Fronteiras", que começou com gravações na Amazônia e, em 2025, ganhou dimensão internacional, com entrevistas com mulheres do México, Colômbia, Peru, Argentina e outros países da América Latina. Essa jornada multicultural resultou no lançamento do meu terceiro livro: "Menopausa como Jornada", uma obra que amplia a discussão sobre menopausa e seus sintomas, com a participação de médicos especialistas.

Essa sou eu… em constante movimento, me reinventando a cada fase da vida, transformando desafios em novos começos e usando minha voz para abrir caminhos e ampliar conversas necessárias. Hoje, sigo dedicada a dar visibilidade à menopausa, à maturidade feminina e à liberdade de sermos quem quisermos ser em qualquer idade.

Os primeiros passos como modelo

Ainda na adolescência, foi o rosto de campanhas publicitárias marcantes de marcas como Lacta, Kibon e Revista Capricho que ficaram na memória afetiva de uma geração inteira. Com carisma e presença diante das câmeras, não demorou para que sua imagem se tornasse familiar ao público.

Da imprensa escrita à televisão nacional

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Cândida começou sua trajetória ainda na faculdade. Em 1993, foi reconhecida com o prêmio Jornalista do Futuro, concedido pela Editora Abril e pela Revista Imprensa.

1992

Jornal do Brasil

No Jornal do Brasil (1992), trabalhou na rádio escuta, produzindo relatórios das principais notícias do dia.

1993

Jornal da Tarde

No Jornal da Tarde (1993), foi repórter do caderno cultural Divirta-se.

1993

Veja São Paulo

Ainda em 1993, passou pela Veja São Paulo, com foco em reportagens sobre cotidiano, serviços e cultura da cidade.

1994

TV Tribuna

Deu início à sua trajetória na televisão: Na TV Tribuna, afiliada da TV Globo no litoral paulista, foi repórter de notícias locais.

1994

TV Record

Em seguida, migrou para a TV Record, atuando como repórter e apresentadora do jornal Informe SP.

1995 - 1998

TV Globo

Entre 1995 e 1998 integrou o time de repórteres da TV Globo, com matérias sobre comportamento, cidadania e temas urbanos para os principais telejornais da emissora, incluindo o Jornal Nacional e o Fantástico. Durante esse período, também apresentou o Globo Rural, a previsão do tempo no Jornal Nacional e o SPTV, aos sábados.

1997

CNN Internacional

Em 1997, teve uma experiência internacional como colaboradora da CNN Internacional, nos EUA, no programa World Report.

1999

Bloomberg TV

Sua vivência internacional continuou em 1999, quando apresentou notícias de economia global diretamente de Nova Iorque pela Bloomberg TV.

2003 - 2004

Domingo Legal (SBT)

Entre 2003 e 2004, no Domingo Legal (SBT), foi repórter especial de cinema e viagens.

2004 - 2006

Rede Record

Foi repórter e apresentadora do Domingo Espetacular e comandou o Guinness - O Mundo dos Recordes, trazendo curiosidades e recordes inusitados.

2006 - 2009

Programa da Tarde

Em 2006, Maria Cândida passou a apresentar o Programa da Tarde na Record, conduzindo entrevistas e quadros sobre temas variados como saúde, moda e comportamento. Com uma abordagem dinâmica e próxima do público, ela se destacou como uma das principais referências da emissora no período vespertino, consolidando sua carreira como apresentadora e jornalista na televisão brasileira.

2009 - 2010

Programa 12 Mulheres

Em 2009, Maria Cândida apresentou o programa 12 Mulheres, na TV Record, onde realizou entrevistas emocionantes com mulheres de diferentes culturas ao redor do mundo. A atração destacou temas como empoderamento feminino, desigualdade de gênero e superação, consolidando a abordagem sensível e humanizada da jornalista na televisão.

Acompanhe Maria Cândida nas redes sociais

Instagram
@mariacandidatv
YouTube
@mariacandidatv
Facebook
@MCandidatv
TikTok
@mariacandidatv
Spotify
Linkedin
@mariacândida

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se na minha newsletter e receba em primeira mão as últimas novidades

Ao se inscrever você declara que está de acordo com os nossos Termos

© 2025 - Maria Candida - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade e Termos de Uso